simpatia

Que a estrada se abra à sua frente, Que o vento sopre levemente às suas costas. Que o sol brilhe morno e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos. E até que nos encontremos de novo que Deus lhe guarde na palma de suas mãos.

g2h

level

domingo, 22 de maio de 2011

Os Ciganos índia

Os Ciganos india, muito provavelmente tenha sua origem na índia, e que longo do tempo migraram para Europa principalmente na Hungria, Romênia, Bulgária, Turquia e Áustria.
A língua dos ciganos é o romanês, idioma muito próximo às línguas indo-ariano. O povo ROM (ciganos) é nômade. Eles não criam apego aos lugares, criando sua própria cultura e passando de geração para geração por meio da linguagem.
Com muitas tradições principalmente no casamento,é um povo extremamente fechado.Uma mulher cigana deverá preferencialmente casar-se com sua própria gente (clã) , apesar de também poder casar com uma (gadji) chamadas de uma mulher não cigana.

Cabe a mulher não cigana familiarizar-se com as tradições (na tradição cigana os noivos costumam cortar os pulsos com punhais, selando a união com sangue).

É comum o dote, ou seja, a doação de jóias e dinheiro por parte dos pais, para que o casal tenha condições de começar a vida. A festa costuma durar dias, donde a comida, bebida, música e dança são obrigatórias.
Após a cerimônia acontece a núpcias do casal onde a virgindade da noiva é confirmada ao grupo estendendo o lençol manchado do sangue.
O homem tem grande importância dentro do grupo cabendo a ele garantir o sustento da família (normalmente são comerciantes, amestrador de animais, ferreiros).

Cabe a mulher garantir a procriação da família. Durante a gravidez a mulher tem um trato especial no qual o clã evita qualquer aborrecimento durante esse período. O nascimento dos filhos é outro momento de destaque na vida dos ciganos. A criança é recebida com muita festa. O primeiro banho do bebê é um grande ritual onde ela é banhada com as jóias da família, mel, vinho, flores para que a criança tenha uma vida próspera. O primeiro nome da criança é um segredo que somente a mãe sabe, pois este nome é falado junto à orelha da criança. Essa tradição se deve ao fato dos ciganos acreditarem que entidades maléficas chamam as crianças pelo nome e elas atendem.

Ninguém saber o verdadeiro nome da criança é tido como uma forma de afastar a negatividade. Os ciganos são muito alegres e suas festas costumam durar dias. A presença da música é obrigatória. Geralmente os homens tocam seus violinos e sanfonas e as mulheres acompanham com seus pandeiros e palmas ritmadas.
A fogueira faz-se presente em quase todos os festejos, pois acreditam que ela traga energias positivas.


Os ciganos respeitam muito as pessoas mais velhas por considerarem que os anos lhes trazem conhecimento. Os mais idosos costumam ser conselheiros do grupo.
Não há uma religião específica, geralmente os ciganos consideram Santa Sarakali como sua protetora.
Sempre muito ligado à natureza seu povo considera o sol e a lua em seus costumes e são marcados pelo contato com a terra e a chuva.
Quando um cigano morre é realizado uma festa onde se prepara todos os alimentos que a pessoa que morreu mais gostava. É encarada como uma passagem para um mundo muito melhor que esse em que viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge